Yoga

O Yoga é a União entre o Corpo, Mente e Espírito, promovendo uma sensação de bem-estar e plenitude, de revitalização do corpo físico e desenvolvimento da intuição, força e dinamismo.

 

 

Pré-Parto

 

O Yoga pode ser uma ótima escolha para se preparar para o parto.

Sabia que o Yoga na gravidez além de a ajudar na preparação para o parto também promove a saúde do seu bebé?

Vários estudos sugerem que o Yoga é seguro e pode ter inúmeros benefícios tanto para a mulher como para o bebé.

Assim como outros tipos de aulas de preparação para o parto, o Yoga é uma abordagem multifacetada do exercício que incentiva o alongamento, a concentração mental e o controlo respiratório.

Durante a prática vamos ao encontro de um equilíbrio físico, mental e emocional, que permitirá à mãe uma preparação para a gravidez, parto e acolhimento do bebé no pós-parto, aceitando, plenamente, o seu poder interior.

Praticando Yoga, a mulher grávida vive a maternidade com consciência da sua energia, desenvolvendo o contacto com o seu bebé e com as energias que a envolvem.

Através de movimentos e posturas próprias para esta fase, coordenados com a respiração, pode revitalizar a sua força bem como as suas capacidades de proteção e nutrição.

 

Alguns benefícios do Yoga pré-parto:

 

- Melhora o sono;

- Reduz o stress e a ansiedade;

- Aumenta a força, flexibilidade e resistência dos músculos necessários durante a gravidez e para o parto;

- Diminui a dor lombar, náuseas, dores de cabeça e cansaço;

- Ajuda a mulher a conhecer melhor o seu corpo e a conectar-se melhor consigo;

- Proporciona a socialização com outras mulheres grávidas e a se preparar para os desafios da maternidade.

 

É recomendado a prática de Yoga pré-parto 2 vezes por semana durante a gravidez, podendo, no entanto, praticar 1 vez por semana (se nunca praticou exercício) ou 3 vezes por semana (se tem prática habitual da modalidade).

 

Fale com o seu Obstetra antes de iniciar um programa de Yoga pré-parto.

N'A República das Mamãs é obrigatória a apresentação de um atestado do seu Obstetra, comprovando que se encontra apta para a atividade.

Deverá ter, no mínimo, 16 semanas de gestação e terá de efetuar obrigatoriamente, pelo menos, uma consulta de avaliação de Fisioterapia Uroginecológica.

  


Pós-Parto

   

O Yoga no pós-parto é uma prática suave e progressiva para a recuperação do parto.

A prática de Yoga ajuda a recente mãe a integrar um bem-estar físico e espiritual de forma tranquila, a ultrapassar ansiedades, medos e angústias, e a encontrar o seu novo caminho, calmo e seguro, no meio de todas as novas emoções.

Esta modalidade traz ainda benefícios antidepressivos, diminui ansiedades e stress, melhora a qualidade do sono, fortalece a musculatura melhorando a postura, favorece a reabilitação do pavimento pélvico e aumenta a confiança sobre as potencialidades do seu corpo e do seu sentir.

 

Aulas dadas por profissional especialista na área da saúde materna.

 

Fale com o seu Obstetra antes de iniciar um programa de Yoga pós-parto.

N'A República das Mamãs é obrigatória a apresentação de um atestado do seu Obstetra, comprovando que se encontra apta para a atividade.

A prática desta modalidade é, obrigatoriamente, antecedida por uma consulta de Fisioterapia Uroginecológica.

   

Bebés (2 meses aos 2 anos)

  

O Yoga praticado desde muito cedo tem diversos benefícios para o bebé, criança e país!

 

- Fortalece o vínculo existente entre mãe/pai e bebé/criança;

- Ajuda os pais e filhos a conhecerem-se melhor através da comunicação não-verbal, tornando os pais mais confiantes;

- Ajuda os bebés/crianças a relaxarem e a dormirem melhor e, consequentemente, os seus pais também;

- Algumas posturas e massagens ajudam nas cólicas dos bebés, assim como na prisão de ventre;

- Promove o equilíbrio, as habilidades motoras e a coordenação;

- Os exercícios melhoram o desenvolvimento muscular e permitem, ao bebé/criança, ter uma melhor perceção do seu próprio corpo e ainda a desenvolver reflexos;

- Estimula os sistemas digestivo, nervoso, respiratório e imunitário;

- Ajuda o bebé/criança a lidar com a mudança de forma positiva.

  


Infantil (3 anos aos 12 anos)

  

O Yoga ajuda a criança a desenvolver as suas várias inteligências, emocional, comunicativa e empatia.

 

Esta prática atua em quatro grandes aspetos:

O Aspeto Físico desenvolvendo corpos fortes e saudáveis, equilibrando o sistema nervoso e endócrino, promovendo padrões respiratórios saudáveis, fortalecendo assim o sistema imunitário.

O Aspeto Emocional e Comportamental promove a autoestima, autoconfiança e autoconhecimento, desenvolvendo o espírito de grupo e cooperação, com a capacidade de lidar com o stress e a ansiedade de uma forma mais eficaz e tranquila.

O Aspeto Mental aumenta a capacidade de assimilação intelectual, desenvolvendo capacidades de concentração e atenção.

O Aspeto Criativo estimula a expressão criativa e a imaginação.

 

Na prática do Yoga não há competição nem julgamentos. Há espírito de equipa e cooperação, de partilha e entreajuda, fomentando a união e cumplicidade. Onde todos têm espaço e tempo de participação e colaboração, promovendo o respeito por si e pelo outro. Existe ainda a vertente de consciencialização ecológica e ambiental, promovendo o respeito pelos animais e plantas, neste sentido a maioria das posturas (ásanas) são alusivas à natureza. Criando histórias envolventes, aguçando a curiosidade e conhecimento acerca da Flora e Fauna, com o desenvolvimento atividades práticas.


  

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