Consulta de Sono Infantil

Falar, aprender e orientar sobre o Sono Infantil, vai muito além dos extremos entre exaustão materna e o deixar chorar. 


É preciso entender o processo do sono e a importância dele em todo o metabolismo infantil; aprender a identificar os sinais de sono e de privação de sono infantil, respeitar as nossas necessidades e, principalmente, as necessidades das crianças.

 

É preciso olhar além e acolher os medos, identificar as associações com o adormecer, a importância dos objetos de transição, normalizar os despertares noturnos, e estar atento a sinais e sintomas que sugiram a necessidade de investigações médicas.

 

O primeiro ponto é alinhar as expectativas das famílias com a faixa etária de cada bebé, pois sabemos que o sono é irregular nos primeiros meses de vida, por fatores diversos: exterogestação, imaturidade das hormonas do sono e vigília, entre outros.

 

Após esta fase, já é possível gradativamente montar uma rotina diária com o bebé, inclusive com períodos de atividades adequadas para cada faixa etária, como passeios e brincadeiras, e sem uso de ecrãs até os 2 anos de idade!

 

Com o passar dos meses e anos, as necessidades do bebé mudam, e é necessário ajustar a rotina de atividades como o aleitamento, alimentação, banho e outras, com as atividades da família.

 

O sono é multifatorial, e cada caso deve ser avaliado individualmente!

 


Todas as consultas estão disponíveis na modalidade presencial ou online.

  

Para inscrições ou marcações clique aqui