Consulta de Amamentação

Consulta no Pré-parto

     

O preparo para a amamentação deve iniciar-se também durante o pré-natal, para uma recolha de informação fidedigna e esclarecida.

Fazer uma consulta de amamentação durante o pré-natal ajuda a esclarecer muitos mitos e tem como objetivo preparar essa nova família para as primeiras semanas de vida do bebé!

 

Ao redor de 32-34 semanas, é recomendado informar-se sobre os primeiros dias de vida do bebé - hora dourada, colostro, primeiras mamadas, subida do leite, sinais de saciedade e sinais de alerta - para que seja possível identificar quando algo não vai bem e tornando o puerpério um pouco mais leve.

 

Alguns temas abordados:

 

- Itens de enxoval

- Rede de apoio para a família

- Amamentação nos primeiros dias de vida

- Sinais de alerta

   

Consulta de Amamentação e Prematuridade

     

Na maioria dos bebés prematuros, a via de alimentação inicial é através de uma sonda nasogástrica ou orogástrica, que leva o leite diretamente para o estômago do bebé.

Quanto mais precoce a oferta de leite humano (materno ordenhado ou através de banco de leite), mais benefícios o bebé terá, em especial sobre algumas patologias frequentes em prematuros, como a Enterocolite necrosante.

Durante o tempo de internamento do bebé é importante o trabalho com uma consultora de amamentação para educar e orientar a família sobre a frequência ideal de ordenha - e de estoque - de leite materno, de modo a preservar a produção do leite.

   

Consulta de Desmame Gradual/Organização das Mamadas

   

Muitas vezes é necessário ajudar e apoiar, as famílias, quando o momento do desmame se aproxima.

Na grande maioria das vezes somente a organização das mamadas, e eventualmente o desmame noturno, já faz com que a amamentação se mantenha por mais tempo!

 

Ainda há muito julgamento quando uma mãe decide desmamar ou deseja não amamentar mais em livre demanda. Mostrar que esse processo pode ser feito de forma respeitosa é um mecanismo facilitador para essas mães!

 

É nas consultas de amamentação que encontra esse suporte e ajuda.


   

Consulta de Regresso ao Trabalho

   

Quando chega a hora da mãe regressar ao trabalho, não só aumenta a ansiedade por ter de passar várias horas longe do bebé, como surgem várias dúvidas sobre a forma de manter a amamentação. Uma consulta com uma consultora de amamentação pode ajudar na organização desta etapa. Nela irá receber orientações sobre a ordenha e estoque de leite materno, formas de oferecer o leite materno ao bebé, educação do cuidador responsável pelo bebé na ausência da mãe e estratégias de organização da rotina alimentar do dia (maiores de 6 meses).

   

Todas as consultas estão disponíveis na modalidade presencial ou online.


     

Para inscrições ou marcações clique aqui